terça-feira, 30 de agosto de 2011

É preciso dar um jeito'

Foto - 180 Graus




Escutem, meus chapas: É preciso enfrentar essa parada!

É preciso dar um jeito. Os estudantes, jovens e trabalhadores de Teresina estão em busca desse jeito. Estão em busca de um jeito de colocar esse mundo de “pernas pro ar”. Torquato Neto alertou para a possibilidade da dignidade humana se firmar à machadadas, mas não queremos chegar a tal ponto. Não chegaremos.

É preciso dar um jeito. O jeito aqui ainda é o mesmo dos tempos de Torquato: Manifestação e gritos de ordem nas ruas. A democracia nos deixa "românticos". Românticos à moda antiga. 

A idéia ainda é a de Torquato Neto: Desafinar o coro dos contentes. A dignidade se firmará de algum jeito e em algum tempo. E o nosso jeito é a manifestação nas ruas e o protesto na internet, na imprensa, em todos os meios, pois é preciso mostrar que estamos descontentes. O nosso 'algum tempo' é o hoje.

Desafinar o coro dos contentes é o que interessa.

É preciso dar um jeito e esse jeito é à moda antiga: Democrática e nas ruas. O jeito de coibir a manifestação, infelizmente, também é antigo como nos “anos de chumbo”. Mas toda essa força bruta será vencida.

Estudantes presos, apanhando da polícia, agredidos por alguns policiais despreparados que se ocupam de bater em menores, mulheres, em jovens estudantes sem poder de reação. Afinal, qual o poder de reação de alguém desarmado diante e um policial armado? Diante de um policial que usa spray de pimenta, principalmente contra jovens sentados?

É preciso dar um jeito. E o jeito é enfrentar os obstáculos e não desistir. Temos de nos envergonhar e nos indignar com tudo o de ruim que acontece. A passagem de ônibus é muito cara para os padrões teresinenses e temos de lutar contra o aumento.

É preciso dar um jeito. É preciso desafinar o coro dos contentes. É preciso ir às ruas e desafiar os contentes e corruptos. É preciso dar um jeito e o nosso jeito, à moda antiga, será a democrática manifestação. O jeito será sair do conforto e do comodismo.

É preciso dar um jeito. A tropicália veio para abrir caminho, para ensinar que temos de lutar pelos nossos direitos. E isso está sendo colocado em prática. E o melhor: sem líderes. É um movimento de todos.

Escutem, meus chapas: como bem cantou Roberto Carlos, também dos tempos de Torquato Neto, "há um líder dentro de você!". E é isso que tem que ser feito. Deve-se pôr em prática o líder que cada um tem em si. Deve-se olhar pra dentro de si e encarar de um jeito ou de outro, mas do jeito certo sempre.

É preciso dar um jeito, meus chapas!

            PS: “[...] Não se deixe intimidar pela violência, o poder da sua mente é toda sua fortaleza. Pouco importa esse aparato bélico universal, toda força bruta representa nada mais do que um sintoma de fraqueza. O importante é você crer nessa força incrível que existe dentro de você. [...]” (Zé Geraldo)

Nenhum comentário: