sexta-feira, 22 de julho de 2011

Palmeiras: 60 Anos do Mundial




No dia 22 de julho de 1951 o Palmeiras conquistava campeonato mundial no Rio de Janeiro e sagrava-se o primeiro campeão mundial de clubes.

Jogo no Maracanã, contou com a presença de mais de 100 mil expectadores no estádio. No primeiro jogo contra a Juventus – Itália, o Palmeiras venceu por 1 a 0 e jogou o segundo pelo empate. Empatou em 2 a 2 e conquistou o título.

            Vitória no mesmo Maracanã onde um ano antes a seleção brasileira perdeu a copa do Mundo para o Uruguai. Conquista  importante e desfile em carro aberto pelo Rio de Janeiro. Cariocas fizeram grande festa como se o Palmeiras fosse um clube carioca.

Em São Paulo também houve grande festa. Comemorou-se como se o Palmeiras tivesse conquistado uma copa do mundo. Os brasileiros comemoravam como se tivessem tirado parte do peso e da decepção da derrota para o Uruguai em 1950.

Parabéns à Sociedade Esportiva Palmeiras, aos Palmeiristas, aos jogadores daquele torneio de 1951 e a todos os fãs do futebol que hoje comemoram os 60 anos da conquista do mundial pelo Palmeiras, um dos maiores títulos da história do clube.

Elenco do Palmeiras: Aquiles, Canhotinho, Dema, Fábio, Gérsio, Inocêncio, Jair, Juvenal, Lima, Liminha, Luiz Villa, Oberdan, Palante, Ponce de Leon, Richard, Rodriguez, Salvador, Sarno, Túlio, Waldemar Fiúme. Técnico: Ventura Cambom.

Gols Palmeiristas marcados por Liminha e Rodriguez.

Ao final do jogo a torcida que canta e vibra gritava: “Brasil, Brasil, Brasil...”

p.s.: A conquista do Palmeiras naquele dia 22 de julho de 1951 resgatou a honra dos brasileiros amantes do futebol, que viram o Brasil perder a copa do Mundo para o Uruguai em 1950.

p.s ².: Palmeiras, baralho!

Nenhum comentário: