sábado, 14 de janeiro de 2012

Não foi por mal!





Nosso amor era um salto
No escuro.
Sem muitas expectativas
Falta d’água em enduro.
Um salto no fundo do poço,
Um amor sem esforço,
Sem rimas.
Desculpas pela paz que eu lhe roubei
Desce do salto.
Desce do trono, rainha.
Cuidado com o salto alto
Cuidado com o salto no fundo do poço.
Desculpas pela paz que lhe roubei.
Não foi por mal.
Amor é um precipício.
Precipitamos-nos.
Desculpas pelos exageros,
Não foi por mal.
Desculpas pelas horas perdidas,
Creio que foi por bem.
Desculpas pelas mentiras,
Foi por mal.
Digo, foi mal.
Nosso amor foi dúvida,
Estamos em dívidas.
Desculpas pelos ciúmes,
Foi por bem.
O futuro é incerto.
O coração é um deserto.
“Meu pobre coração não vale nada, anda perdido”
Como bem disse Torquato Neto.
O futuro é um inseto doido,
Batendo cabeça contra a parede.
Desculpas pelas metáforas
E pela falta de palavras e de jeito.
Não foi por mal.
Desculpas pelas overdoses de tropicalismo,
Não odeie Torquato,
E o Caetano é sim um chato,
Mas é um gênio.
Nosso amor foi salto.
Salto no escuro
E queda no fundo do poço.
Desculpas pela paz que lhe roubei,
Foi mal.
Desculpas pelas brigas,
Pelas piadas fora de hora.
Desculpas pelos clichês,
Não foi por mal.
Leia Torquato.
Leia um romance.
Não chore.
Não foi por mal.
Fui teu bem.
Fui teu mal.
Fui, meu bem.

PS: Ao som de ‘Habeas Corpus’, do Maurício Baia.

Um comentário:

Rosseane disse...

Essas rimas perfeitas foram lidas com agonia. Fiquei com calafrios só de imaginar que alguém pudesse ouvir isso. As palavras torneiam uma sensibilidade trazida da gênese da simplicidade, do sentimento de inofensibilidade. Talvez isso tenha uma das tuas escritas que mais me tocou. Essa pretensão de escrever sobre a afabilidade do cotidiano, de como certas reações são capazes de criar em nós sentimentos diversos, que às vezes são capazes de nos fazer redimir ou assumir uma postura mais dura. Creio que falar de amor é fácil, simples, aconchegante. Mas o contrário já dá um desconcerto, uma fome de terminar logo e livrar-se daquilo. Parabéns, mesmo!