sexta-feira, 6 de abril de 2012

Esboços





Há muito sofre com os efeitos da falta, com os perdões apenas esboçados. Os encontros fazem sorrir. E desencontros ainda fazem sofrer. Há um choro contido – antigo – preso – um peso.

Pecar pelo excesso ou excesso de pecado? Não se sabe. Não se diz. Não há dúvidas de que sempre houve muitas ciladas. A vida é um amontoado de ciladas e perdões esboçados. Apenas esboçados!

Alguns dias são angustiantes e tristes como dias de chuva. Fica imóvel, olhando sem olhar. Às vezes tudo é angústia. E solidão.

Tem dia que é de alegria, tudo é incrivelmente eufórico. Isso acontece quando tem presenças, quando se mata um pouco da saudade.

Os olhos, às vezes, apresentam alguma angústia e chega a incomodar os pensamentos. Mas com o passar dos tempos pode ser que se descubra que haja a necessidade dessa angústia pra se viver. Talvez seja isso. Talvez tudo isso seja compreendido mais adiante.

Quando tem a alegria das presenças daqueles que são mais ausentes – pela distância e falta de tempo – aproveita bem. Sabe ser feliz, feliz em demasia. Pode-se dizer que isso se deve aos momentos desperdiçados. Deve ser isso mesmo. Aproveita como quem precisa de compensação.

Não existem brigas. Algum remorso, talvez. E falta de tempo e falta de ver crescer e de ver o quanto todos foram bem educados e são disciplinados. Os filhos viraram pais.

Mantém o bigode. Parco bigode, cabelo cinza e quase calvo. Parece fazer força em esconder um sentimento à medida que o tempo passa e os presentes estão prestes a ficarem ausentes.

Quando se é jovem pode-se dizer que as agonias parecem menos contidas, parece-se mais disposto a clarificar as agonias da mocidade, mas esse é o tipo de coisa que só se aprende quando se chega à velhice. Quando vem a idade mais adulta. Pelo menos a convicção em dizer isso só parece maior e mais verdadeira quando se é mais velho.

Em frente a casa onde mora, as pessoas se abraçam e se despedem e vão embora e deixam a promessa de um até breve. É sempre assim.

A todos fala pouco sobre todas as coisas, o que se diz aqui é esboço do que se pensa, do que se vê, são especulações. São esboços do que se imagina e se sente. Impressões, apenas impressões, daquelas que surgem quando a saudade é grande, quando um pedido de desculpa fica travado. Quando falta a sensação de dever cumprido.

P.s.: “Defenda a moral sem sangue, ajude a quem precisar. Quando estiver precisando peça um pão pra não roubar.” (Conselhos ao filho adulto - Sebastião Dias). 

Nenhum comentário: